Seja bem ao universo do audio e video

O mundo do audio

Rem Home Studio

Produzimos áudio e video

Realizamos filmagens em alta definicao e fotografias

Trabalhamos como a mais alta qualidade e profissionalismo

Orcamento sem compromisso

Até aqui nos ajudou o Senhor... 1° Samuel 7.12

Archive for abril 2009

0

As rádios mais ouvidas

Ouça a sua rádio preferida
Mix FM - SP 89 FM - SP Jovem Pan - SP Metrô FM - SP Brasil 2000 Transamérica - SP Energia 97 Antena 1 - SP Band FM - SP Paradiso FM - Rio Kiss FM Alpha FM 98 FM - BH
Globo FM - Rio 96,3 FM Rock - Curitiba 98 FM - Rio Rádio Cidade - Porto Alegre Terra FM - Imperatriz Globo AM - SP BH FM - Belo Horizonte Educadora FM - Campinas Cidade - Rio FM O Dia - Rio JB FM - Rio Nativa FM - Rio

Globo AM - Rio

93 FM - Rio 105 FM - São Paulo Antena 1 - Rio Gazeta FM - São Paulo Melodia FM - Rio MPB FM - Rio Nativa FM - São Paulo Nossa Rádio - SP, Rio e BH Nova Brasil FM - São Paulo Rede Aleluia - Rio Transcontinental FM - São Paulo Tupi FM - São Paulo Jovem Pan - Rio

1

Como montar um estudio de audio.


O computador se tornou um instrumento importantíssimo para os músicos, sejam eles amadores, profissionais, famosos ou não. A flexibilidade que um PC com hardware e software adequados oferece ao músico durante a fase de criação e composição das melodias é impressionante. Não há nada que se compare à versatilidade e à produtividade de um PC, levando-se em conta o baixo custo dessas soluções frente às clássicas soluções analógicas.
Um estúdio de gravação em casa.



O PC trouxe para o usuário médio um poder de criação e edição similar ao de grandes gravadoras e até as pequenas “bandas de garagem” se beneficiam dessa tecnologia, pois hoje é muito fácil gravar um CD Demo usando apenas um PC doméstico, facilitando a divulgação do seu trabalho.

Uma placa de som comum geralmente tem duas entradas (Line In e Microfone) e algumas saídas, que podem ser apenas duas ou até seis, no caso das placas de 5.1 canais. Algumas até permitem algum nível de configuração lógica nas portas de entrada e saída, alterando o sinal de cada uma, mas a maioria se limita ao básico, que é reproduzir o som do PC com uma qualidade que varia do aceitável para ruim. Com raras exceções, essas placas operam com 16 bits e 44.1 kHz, que é a resolução de um CD de áudio e significa que o som é decodificado em 16 bits, ou seja, 65.536 posições (16 elevado a potência de dois) possíveis para cada valor da amostragem, que é de 44.1kHz, ou seja, 44.100 amostras por segundo. O som que ouvimos é uma vibração, ou onda, que tem amplitude e freqüência definidas e traduzidas em sinais digitais conforme a resolução citada. O problema é que o ouvido de um ser humano médio é capaz de identificar sons dentro de uma faixa entre 20Hz a 20.000Hz, ou seja, entre 20 vibrações por segundo e 20 mil por segundo. Os sinais da faixa mais baixa (20 Hz) são os graves e os da faixa mais alta, os agudos. Um agudo extremo é uma oscilação de onda que se repete 20 mil vezes por segundo. Se a taxa de amostragem é de 44.100Hz, cada oscilação de um agudo só poderá ser amostrada duas vezes, o ponto superior e o inferior.
Por causa dessa limitação, é bem provável que o ponto superior capturado não seja o maior possível dentro da onda e que o ponto inferior também não o seja. Quando se decodifica novamente esse sinal para transformá-lo em som audível, os agudos mais extremos não representarão fielmente o sinal original e sim uma média das suas oscilações. Essa característica também acontece com o padrão MP3 de áudio, onde grande parte da faixa audível é desprezada para permitir uma compressão mais significativa, em detrimento da qualidade.
Quando o padrão do CD foi lançado, considerou-se que essa perda seria desprezível para o ouvido humano, o que é verdade, mas o som até chegar a um CD passa por diversos processos de captura, aplicação de efeitos, masterização, edição. Durante esse processo, a perda de qualidade causada pelas sucessivas decodificações e recodificações vão se acentuando até que o resultado final fique muito aquém do original. Por isso foram adotadas amostragens maiores e com mais precisão para todas as tarefas de pré-produção em estúdios profissionais.

Captura de 10 sinais simultaneamente:


Uma amostragem de 24 bits em 96kHz permite mais de 16 milhões de posições amostrada 96 mil vezes a cada segundo, um nível de precisão muito próximo do ideal. Se no final do processo houver uma recodificação para o padrão do CD, o produto final ainda preservará muito do som original que foi capturado. Para fazer isso no PC, no entanto, não é qualquer placa de som que dá conta. A M-Audio Delta 1010LT é capaz de capturar e processar áudio na resolução de 24 bits e 96 kHz em todas as suas 10 entradas e 10 saídas. Isso mesmo, você pode capturar simultaneamente até 10 sinais estéreo com extrema fidelidade!
A M-Audio criou um kit relativamente barato, e bem equipado para o público a que se destina. A embalagem é pequena e, dentro, estão os dois cabos que são as “estrelas” do kit, um manual, três CDs e a própria placa. Instalar fisicamente os cabos em todos os periféricos pode causar algum transtorno, mas com um bom planejamento e alguma organização dá pra fazer um serviço bem limpo. Os cabos são um tanto incomuns. O primeiro, o menor deles, tem dois conectores para sincronizar sinais de “clock” com equipamentos externos, um de entrada e um de saída. Também tem dois coaxiais S/PDIF (digitais estéreos), um de entrada e um de saída, e dois conectores MIDI, também uma entrada e uma saída.
O segundo cabo tem mais conexões, duas das quais se destacam pelo tamanho avantajado – são os conectores de entrada para microfones no formato XLR. Depois temos mais seis entradas coaxiais RCA analógicas que, junto com os dois microfones, compõem as oito entradas analógicas da placa. Somando o S/PDIF estéreo do outro cabo temos as dez entradas possíveis. Para terminar a descrição desse cabo, temos mais oito conectores coaxiais RCA, as saídas analógicas da placa que, junto com a saída estéreo S/PDIF do outro cabo, completam as dez saídas. Para facilitar a identificação, todas as entradas têm os cabos na cor branca e todas as saídas têm cabos na cor preta.


A captura simultânea de mais de um canal é possível em um software multipista (multi track) como o Sony Vegas Vídeo e inúmeros outros softwares de edição profissionais. Neles o usuário cria as trilhas de áudio na sua “mesa de edição”, prepara as trilhas para a captura indicando para cada uma delas qual a sua fonte de áudio (source), e ao apertar o botão de “Record” (gravação) todas as trilhas receberão o sinal capturado conforme as configurações do driver, salvando os arquivos individualmente para posterior edição.


CD demo de qualidade :


Se você tem uma banda de garagem e quer gravar um CD demo com boa qualidade e com dez entradas, é possível capturar todos os instrumentos de sua banda e os microfones dos vocalistas individualmente, permitindo uma edição primorosa ao aplicar os filtros de correção e efeitos sem que um sinal interfira no outro. Durante os testes simulamos a alteração do timbre da voz do vocalista em tempo real, transformando-a em uma voz feminina com o auxilio de alguns filtros e o resultado ficou impressionante!
Fizemos outras análises subjetivas usando outros softwares musicais como o SoundForge, o Fruityloops e o Sonic Foundry Acid, e em todos a performance da placa e a fidelidade do áudio foram incríveis. Além do áudio absolutamente cristalino e sem qualquer ruído perceptível, a M-Audio Delta 1010LT não interfere em outras placas de som que estejam instaladas em seu sistema. Aliás, vimos que é possível usar até quatro placas Delta 1010LT em um mesmo sistema, com cada entrada ou saída controlada individualmente, permitindo até 40 entradas de áudio e 40 saídas. Mesmo se for necessário usar mais de uma placa, um PC moderno bem equipado vai custar muito menos do que o aluguel do estúdio para a gravação de um CD demo, e tem todas as condições de produzir um material de ótima qualidade.


Boa Sorte.


Quer saber mais como montar o seu estudio com qualidade gastando pouco dinheiro? Quais os software disponivel no mercado para audio e video? Tratamento acústico ou acústica!!! O que é isto??? Reverb, delay, compresão, equalização, como usá-los?


Quer saber mais? Entre em contato conosco:


5

Como montar um estudio de áudio e video

SAIBA COMO MONTAR UM ESTUDIO DE ÁUDIO E VIDEO.

Será que aqueles estúdios de gravação grandiosos, com equipamentos sofisticados (e invariavelmente caros) que permeiam os sonhos de 10 entre 10 músicos que querem registrar suas músicas estão com os dias contados? Com certeza não, mas uma coisa é bastante certa: de um tempo para cá houve uma democratização ao acesso de tecnologia, e hoje é possível registrar em sua própria casa (com extrema qualidade) suas idéias musicais e porque não, até mesmo discos de excelente qualidade.
O Home Studio hoje é uma realidade ao alcance de um número bem maior de pessoas, com possibilidades de aquisição de equipamentos de excelente custo-benefício que podem propiciar a gravação de material de excelente qualidade. Nesta coluna iremos dar dicas de como montar seu home com qualidade, sempre buscando adquirir um equipamento condizente com a necessidade de cada músico.

O COMPUTADOR
Hoje a grande maioria dos trabalhos musicais é registrada em hard disk. As placas de som e os softwares musicais estão bastante ágeis, mas vale lembrar que audio digital requer uma máquina um mínimo adequada para o serviço. Uma configuração básica para rodar a maioria dos softwares e hardwares disponíveis no mercado é a seguinte:
(Áudio) PC, Windows XP, com 512 de memória RAM, 800MHz, e um HD de 40G são suficientes.
(Vídeo) PC, Windows XP, com 1 giga de memória RAM, acima de 2.0 MHz, e um HD de 80G são suficientes, o vídeo exige muito da máquina.
Observação: Nos dois casos acima o ideal é trabalhar com dois HDs.

A PLACA DE SOM
Esse é um dos itens de maior importância na cadeia de sinal. Por ela se dará a conversão do sinal analógico para o mundo digital.
Existem milhares de alternativas, mas o primeiro passo é você identificar a sua necessidade: “irei gravar apenas um instrumento ou voz por vez?”, “necessito gravar uma bateria acústica com vários microfones?”.
Essas perguntas vão auxiliar a dimensionar seu home, e por conseqüência sua aquisição será focada em sua necessidade.
Se sua idéia é registrar um instrumento por vez, ou uma voz e um instrumento, as marcas M-Audio e Roland têm disponíveis interfaces USB que são verdadeiros “estúdios miniatura”.
A “Fast Track Pro” da M-Audio é uma placa de som USB, com duas entradas de microfone pré-amplificada, duas conexões spdif, phantom power (para alimentação de microfones condensadores), saída para fone de ouvido, saída para monitores de estúdio, e um knob que controla a monitoração diretamente da placa, eliminando assim a sensação de “delay” em sua monitoração.
Além dos preamps terem excelente qualidade, outra conexão que chama a atenção é a de insert, que possibilita a conexão de efeitos externos, gravando-os junto a sua performance.
Outro ponto de destaque é a sua conversão de 24bits/96khz.
A Roland também possui sua placa USB, que atende pelo nome de Edirol UA 25. Esta placa também possui 2 conexões XLR com phantom power, saída para fone de ouvido, saída para monitor e ao invés de uma entrada spdif, essa dispõe de uma entrada digital.
Assim como sua concorrente a UA 25 também grava em 24bits/96khz.
A Roland disponibiliza ao cliente o famoso software de gravação Sonar LE, um dos mais conhecidos dos usuários de home studio.
Essas duas placas USB possibilitam que o usuário grave suas idéias sem a necessidade de nenhum outro aparelho entre o microfone ou seu instrumento e seu computador, sendo assim uma ferramenta extremamente útil e simples de ser utilizada.

Dicas de custo beneficio.
Modelo PCI - Nossa sugestão é a placa M-Audio Audiophile 2496, que possui 2 entradas e 2 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), e também interface MIDI In/Out. Ela possui drivers para praticamente todas as necessidades, incluindo WDM, GSIF, ASIO, etc.
Modelo USB - Existe uma versão básica do tipo USB para os iniciantes o modelo Behringer UCA 200 USB, 2 entradas e duas saídas grava em 16 bits.

E SE EU PRECISAR GRAVAR MAIS CANAIS?
Essa é uma dúvida bastante comum: “e se eu precisar gravar uma bateria?”, ou “como posso gravar o ensaio de minha banda?”, são dúvidas recorrentes aos que iniciam a montagem de um home studio.
Pensemos na bateria não em um único instrumento, mas na junção de vários instrumentos de percussão tocados pela mesma pessoa. Sendo assim, o bumbo é um instrumento, a caixa é outro, os pratos etc. Sendo assim necessitamos de uma placa de som que nos permita registrar esses instrumentos individualmente, porém ao mesmo tempo. Isso se consegue com placas multipistas.
Uma das placas multipistas de melhor relação custo/benefício é a M-Audio Delta 10/10LT.
Ela possui 8 entradas analógicas mais um par de conexões s/pdif. Com ela é possível gravar simultaneamente até 8 canais, possibilitando assim a gravação de uma bateria ou até de ensaios.
Importante salientar que mesmo possuindo esta placa, se faz necessária a aquisição de uma mesa de som que possua a função “direct out”. Com essa função a mesa libera cada canal por uma saída específica, possibilitando a gravação simultânea.
Conheça mais a respeito de como montar um estudio acessando este link:
http://www.music-center.com.br/estudiodig02.htm
Placa de captura de vídeo.
No mercado atual existe muitas marcas e modelos diferentes, a nossa dica é placa de captura de Vídeo 500-PCI da Pinnacle que já vem com software Studio 10 um excelente programa para editar vídeos caseiros ou profissional pois ela tem;
-Entrada de vídeo Composto (conector RCA) PAL, SECAM, NTSC.-Entrada S-Vídeo (conector mini-DIN) PAL, SECAM, NTSC.-Conector IEEE 1394 I/O (do tipo 6-pin).Saídas:-Saída de vídeo Composto (conector RCA) PAL, NTSC.-Saída S-Vídeo (conector mini-DIN) PAL, NTSC.-Saída de áudio estéreo (2 conectores RCA).-Conector IEEE 1394 I/O (do tipo 6-pin). Software
Existem muitos software no mercado, escolher é uma dor de cabeça. Conheça alguns.
ÁUDIO: Sony Acid, Samplitude, Steinberg Cubese e Nuendo excelente para áudio e vídeo profissional, Sonar e Sond Forge (Os mais usados nos home Studio ), Sony Vegas (Áudio e vídeo), Pro Tools (O Pro Tools Powered conecta com as placas da M-Audio).
VIDEO: Sony Vegas, Nuendo, Studio versão 9, 10, 11 agora versão 12, Adobe Premiere e muito mais.
Observação: Antes de se aventurar na procura do software almejado pesquise com profissionais, na Internet, nas revistas. Não adianta sair instalando tudo na sua máquina pois você terá uma dor de cabeça muito grande. O ideal é estudar o software, ler manuais que as vezes enche o saco. Até hoje com mais de 20 anos de experiência continuo lendo os manuais de equipamentos e programas, alguns chega ter mais de 1700 páginas em arquivo PDF.
Bem, agora é com vocês: Tome sua decisão e mãos a obra!!
Se precisar de uma ajuda conte conosco:

remhomestudio@hotmail.com
Carlos Roberto Danno
0

Gravação de bateria


No artigo deste mês vou dar algumas dicas pra quem quer gravar bateria mas está tendo problemas para tirar aquele som desejado. Em primeiro lugar, simplifique. Aprenda a tirar um bom som usando o mínimo de equipamento e, a partir daí, vá evoluindo. Com três microfones bem posicionados, sendo dois como overheads e um no bumbo, já é possível gravar um disco. Há quem diga por aí que quanto menos mics, melhor o som. Obviamente que, com tempo, experiência e dinheiro, você vai testando opções mais arrojadas. Sempre procure enxergar o projeto como um todo. O som final que você irá conseguir não será somente determinado pelo equipamento e como você o usa, mas também pelo baterista, pela bateria e pela sala de gravação. Tente sempre extrair o máximo de cada um. Aprenda um básico de afinação e um pouco sobre o instrumento em si, como ele funciona. Para estar bem preparado, é sempre bom ter um pequeno kit à mão com chave de afinação e abafadores.Sempre procure salas que soam bem. Uma boa sala faz uma enorme diferença no som gravado. Pense em salas largas com pés direitos altos, chão de madeira etc. Talvez a grande sala com chão de tábua corrida da casa da sua mãe pode lhe gerar resultados que você nem imagina (só toma cuidado para seu vizinho não chamar a polícia, devido ao sutil barulho que você vai fazer).Depois de encontrar a sala, procure nela o melhor ponto para posicionar o microfone. Ás vezes, um posicionamento não muito convencional é a chave do sucesso. Sempre lembrando que o músico tem que estar sempre confortável, pois você depende de uma boa performance dele.Selecione os tipos de microfones usados: normalmente, os dinâmicos para microfonação de perto, como caixa, bumbo, tons. (reservando os mics de diafragma largo para o bumbo) e condensadores para ambiência, hi-hats etc. Não que isso seja uma regra. Experimentação é sempre bem-vinda. Não tenha medo de tentar coisas diferentes, porque soar bem é o que importa. Um detalhe importante é que, se você for utilizar de microfonação em estéreo, procure usar a regra de 3 para 1* para minimizar a distorção de fase. Outro truque para se livrar de problemas de fase seria angular os microfones em vez de posicioná-los paralelamente à pele, pois a reflexão entre superfícies paralelas é sempre mais complicada. Como consideração final, diria que para aquela mexida final nos posicionamentos de microfones, utilize os seus ouvidos e não seus olhos. Algo pode lhe parecer bem colocado e não soar bem. Como em todas as situações dentro do estúdio, só muito trabalho e estudo vai nos levar a um estágio acima.
Então, mãos à obra pessoal! Bom trabalho e boa sorte!*
0

Dicas e artigos on-line

introdução à Síntese Subtrativa - Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.

Como gravar guitarras elétricas - Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).

Tabela - Faixa de frequência dos instrumentos musicais.

Equalização - Faixa de frequências dos instrumentos musicais. O som é a vibração de um meio elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.

Masterizando um tema acústico com plugins Waves - Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ].

Aprenda a Comprimir seus Sinais - O que é o básico? Antes de começarmos a falar de compressão, devemos deixar claros alguns conceitos sobre a dinâmica de um sinal de áudio; por "dinâmica" entendemos as variações de nível de um sinal no tempo (uma cantora de ópera que faz contínuos crescendos e decrescendos tem uma dinâmica bem acentuada; um sussurro, uma sibilância no mesmo volume não terá dinâmica alguma).

Microfones - Tipos de acordo com seu transdutor. O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone.

Tabela - Cálculo do tempo de atraso dos ecos.

Tabela - Mensagens de Controladores MIDI

Tabela- Conversão para delay

Tabela - Relação entre as diferentes unidades de tempo/andamento.

O Protocolo MIDI - O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.

Pequeno Tutorial de Mixagem - A produção de áudio é um processo crucial no que tange à tornar a sua música realista e agradável aos ouvidos dos outros. Frequentemente, os usuários fazem os ajustes necessários, edições MIDI, aplicam efeitos, e em seguida ignoram a produção de áudio completamente.

Gravando bateria em casa - Sim! É possível gravar baterias na sua própria casa e ainda por cima lançar esta gravação por Gravadoras Comerciais. Veja o que Gavin fez para conseguir isso.

Microfonação de Bateria - Excelente artigo sobre como microfonar corretamente uma bateria. Com exemplos para ouvir, etc.

Gravar Baterias Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real. Para efetuar uma boa gravação ... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Educação musical – Os benefícios para as crianças A força da música é de tal forma grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos – é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra para induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicidade a qual... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Como gravar um baixo elétrico Apesar da maioria dos sintetizadores modernos já virem com bons efeitos para guitarras e baixo incluídos, não existe nada comparável ao verdadeiro instrumento, desde que seja bem tocado, e que se saiba como gravá-lo. Hoje em dia, o baixo tem um... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Noções básicas de acústica para estúdios É muito comum uma pessoa querer transformar uma sala ou quarto de sua casa num estúdio e achar que para isso basta forrar as paredes com carpete, cortiça ou até mesmo embalagens de ovos. Infelizmente, nem todos compreendem que as soluções acima... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com)

Placas de som e o seu papel num homestudio Pergunta comum de quem faz música com computador – “Onde é que ligo a minha guitarra?” Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack. ... - artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com/).

Como montar o seu Homestudio Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como deverá definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra. Isto é provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber – como configurar tudo. Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

13 dicas úteis para voz Você poderá saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mais isto por si só não chega. Estas 13 dicas irão ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes. Artigo publicado no PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Converter músicas de CD para áudio digital de qualidade - A maneira mais fácil de converter músicas de um CD para áudio digital de qualidade é usando o Windows Media Player. Após inserir o disco no PC, clique sobre a pequena seta que fica na aba Copiar do CD.

Efeitos de Tempo - Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens? Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso... Saiba mais.
Microfones - A palavra microfone vem do vocabulário grego que quer dizer “ Mikros ” , pequeno + “ Phone ”, som. O Microfone foi inventado por David Hughes no ano de 1878 e é um aparelho que transforma, através de fenômenos diversos (eletrodinâmicos, piezelétricos, eletrostáticos, etc.), as vibrações mecânicas de uma membrana que recebe ondas acústicas em variações de corrente.Esta operação de transformar ondas acústicas em sinais elétricos é chamada transdução. É tido como transdutor qualquer aparelho capaz de transformar um tipo de energia em outro. Alguns bons exemplos de transdutor é a lâmpada que transforma energia elétrica em energia luminosa, o alto-falante que transforma energia elétrica em ondas acústicas e no caso do Microfone, transforma o som recebido (ondas acústicas) em sinal elétrico, cujas variações representam tão fielmente quanto possível as do som recebido. Saiba mais.

Manuais e esquemas de equipamentos de áudio - Centenas de manuais e esquemas de equipamentos de áudio profissionais e customers.Eliminando ruídos com o Audacity - Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ou que o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

Por que preciso de um sampler? - Veja aqui um belo artigo que responde completamente esta pergunta.

APROVEITE O QUE SEU ESTÚDIO CASEIRO PODE OFERECER - Atualmente, a maior parte das gravações são realizadas em Homestudios, entretanto, elas não aproveitam as possibilidades que os ambientes acústicos caseiros podem oferecer. Com base nas teorias de acústica e nas concepções de produção, pretende-se mostrar as principais estratégias de captação de áudio em Homestudio que possibilitem uma captação e gravação sonora de alta fidelidade, com o intuito de obter matéria-prima sonora de alta qualidade para produções musicais, cinematográficas, etnomusicológicas e para documentários.

GUIA DE OTIMIZAÇÃO DO WINDOWS XP - O Windows XP tem se apresentado como um sistema operacional rápido e estável, por incrível que pareça. E, para aqueles que o acharam rápido, e querem melhorar a performance; ou para os que o acharam lento e querem tentar deixá-lo mais ágil, preparamos um guia de otimização do Windows XP. Vale ressaltar, no entanto, que não nos responsabilizamos pelas dicas aqui contidas – siga-as por sua conta e risco, sempre usando e abusando do bom-senso, e sempre que possível de um bom backup.

INTRODUÇÃO AO AUTO TUNE DA ANTARES - Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.

MASTERIZAR UM TEMA ACÚSTICO COM PLUGINS WAVES - Este tutorial cobre as técnicas básicas de masterização usando plugins da Waves. Este processo está focado em estilos musicais baseados em instrumentos acústicos, e não em estilos baseados em instrumentos eletrônicos como o techno.

OTIMIZAÇÃO DO WINDOWS XP PARA TRABALHAR COM ÁUDIO DIGITAL- Tutorial de como aumentar a produtividade de seu sistema XP para trabalhar com áudio digital.

CRIANDO MÚSICA COM O PRO TOOLS 7 - Com a realização da 118a convenção AES em Barcelona, SAE Institute e Digidesign realizaram uma série de seminários educativos abertos aos profissionais do áudio. A MUSICAUDIO teve acesso de primeira mão a um deles e o apresenta aqui de maneira exclusiva: Criando Música com Pro Tools,revisado e atualizado para a nova versão 7.

TUTORIAIS DE ÁUDIO E ACÚSTICA - Estes tutoriais destinam-se a servir de apoio didático aos cursos na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da ECA-USP. O projeto está em andamento e qualquer contribuição no sentido de melhorar ou ampliar esse material será muito bem-vinda! Exceto quando houver indicação ao contrário, os textos são de autoria de Fernando Iazzetta.

TECNOLOGIA APLICADA À MÚSICA, textos explicativos sobre gravação de áudio em computador, discos rígidos, integração áudio e MIDI no computador PC, amplificadores, áudio na Internet, microfones, monitores, mesas de mixagem, S/PDIF, seqüenciadores, canais MIDI, quantização, expressividade e Key Velocity, filtros, Instrumentos Musicais, regiões do piano, síntese por Modelagem Física, teclados arranjadores, cabos, conectores, acessórios, fontes de alimentação, Computer Music, ASIO, DXi, Interrupções IRQ, memórias SIMM, SCSI, USB, Windows e MIDI - detalhes e configurações, drives, escalas musicais - conceitos matemáticos, fundamentos dos processadores de efeitos, sincronização, SMPTE, FSK, conexão MIDI, cabo MIDI, comandos Control Change, como conectar um instrumento MIDI ao computador, SysEx e muito mais ...

MONTANDO UM HOME STUDIO - Esta seção descreve em detalhes, o que é necessário para se construir um estúdio, oferecendo exemplos de plantas baixas, tratamento acústico, equipamentos necessários, procedimentos para gravação de baterias acústicas, voz, instrumentos acústicos, mixagem e masterização de áudio.

INTRODUÇÃO AOS MICROFONES - Um artigo que sem dúvida nenhuma clareia de forma consistente as dúvidas relativas a que tipo de microfone devemos adquirir para nosso Home Studio.

CRIANDO SOUNDFONTS Texto de fácil compreensão explicando todos os passos para se criar amostras de sons SoundFonts com o software Vienna.

CD ARCHITECT V.5.0 - Tutorial free do melhor software para gerar CD's de áudio.

NERO BURNING ROM - O Nero é um software flexível, confiável, e de fácil uso, desenhado para copiar data e audio a discos graváveis e regraváveis.

RETIRANDO A VOZ DE UMA MÚSICA COM O SOUND FORGE. O SoundForge é um software de edição de músicas, sendo que com ele poderemos alterar toda ou qualquer parte de uma música. O SoundForge possui plug-ins que podem ser instalados e cada plug-in possui sua função específica. O processo de extração de vozes na música não funciona em 100% dos casos, isto devido ao fato do algoritmo trabalhar utilizando o processo de cancelamento de fase.

SONIC FOUNDRY NOISE REDUCTION V.2.0 - O Plug-In Sonic Foundry Noise Reduction foi desenvolvido para remover os chamados ruídos de fundo de um material de áudio digital, tais como, os ruídos característicos de uma fita magnética (tape hiss), ruídos provenientes de redes elétricas, ruídos causados por motores elétricos (toca discos) e etc.. Ele trabalha processando o material de áudio e retirando os ruídos existentes sem cortar trechos do arquivo de áudio digital.

LOGIC AUDIO - GUIA PRÁTICO - A primeira vez que o Logic é aberto após sua instalação, apresenta mensagens relativas à configuração de seu sistema de áudio e midi. As opções escolhidas nesta etapa serão gravadas no arquivo Logic Preferences que fica localizado no System Folder>Preferences. ...

TÉCNICAS DE MIXAGENS E EFEITOS São tutoriais escritos pelos professores do SAE Institute, em que são expostos conceitos e técnicas me mixagem de áudio. Desta forma, tentamos cumprir o nosso compromisso de fazer chegar até você os conhecimentos destes profissionais e parte do conteúdo docente. São, sem dúvida nenhuma, os melhores tutoriais de técnicas de áudio em português na WEB, e os únicos escritos pelos próprios professores deste renomado Instituto incluindo seu fundador, Tom Misner. Para começar disponibilizamos o Tutorial 1 - Aplicação de Efeitos.

GRAVANDO VOZES - A gravação de vozes é uma área da gravação em que os nervos começam a ficar “à flor da pele” automaticamente a cada passo. No processo de comercialização da música, já sabemos que a gravação “acontecerá” ou não graças à capacidade das vozes que ela contenha.

GUIA COMPLETO DE UTILIZAÇÃO DA INTERFACE REWIRE O Reason com certeza é o melhor soft synth para ser utilizado no SONAR/Home Studio: são dois samplers, um synth graintable, um synth subtractive, um player de arquivos Rex, e uma bateria eletrônica… e você ainda pode utilizar qualquer um dos exemplos citados de forma múltipla ou um por vez. Devido ao Reason ter sido codificado de uma forma muito eficiente, você pode abrir um lote de instrumentos sem exigir muito de seu computador.

MIXAGEM - Sem dúvida alguma a parte mais difícil do processo de gravação é a mixagem, onde tudo começa a se encaixar, a mais agradável, talvez porque seja neste passo em que o projeto começa a virar música, e portanto toda a dificuldade com que nos deparamos nesta parte do processo é justificável. Um bom técnico "pinta um quadro" do som que atrai o ouvinte, e lhe comunica a canção de forma clara, precisa e simples.

CONVERTENDO MIDI EM ÁUDIO DIGITAL - Atendendo a inúmeros pedidos de nossos clientes e visitantes, disponibilizamos o trecho do Manual do Usuário SONAR 4 que trata de assunto.

UTILIZANDO O AUDACITY Imaginemos a seguinte: possuímos uma música em MP3, mas no começo ou no fim dela há um espaço em branco que não toca nada. Para solucionar este problema existem os editores de arquivos de áudio e neste tutorial falaremos sobre o Audacity, um editor gratuito para arquivos MP3. Mas não por ser gratuito que ele deixa a desejar quando comparado a softwares profissionais como o Sound Forge, por exemplo.

MANUAL COMPLETO AUDACITY EM PORTUGUÊS.

REMOVENDO RUÍDOS E CHIADOS DE ARQUIVOS DE ÁUDIO USANDO O PLUG-IN NOISE REDUCTION - O Plug-In Noise Reduction é composto de quatro ferramentas que permitem a remoção de ruídos e chiados dos arquivos de áudio de uma maneira relativamente fácil. Para utilizar este Plug-In é necessário ter instalado o Sound Forge ou outro aplicativo compatível com DirectX. No caso deste tutorial, será utilizado o Sound Forge 6.0.

UM GUIA COMPLETO DE COMO UTILIZAR O DISPOSITIVO VOCODER NO REASON- Ao fazer um levantamento para saber quais os assuntos mais freqüentes trazidos pelos usuários ao nosso Suporte, chegamos a conclusão que o assunto Vocoder do Reason é um dos campeões em perguntas. Devido a isso estamos disponibilizando gratuitamente o capítulo Vocoder do Manual do Reason.

BAND IN A BOX. Arquivos de tradução para o português e manuais em português (pdf) para o Band-in-a-Box (Windows).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 2004 Windows (8.06 MB - Nov. 15, 2004).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 12 Windows (3.93 MB - v1.20 - Mar. 01, 2004).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 11 (3.70 MB).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 10 (4.90 MB).
Manual em Português do Band-in-a-Box para Windows (6.3 MB - Nov. 15, 2004).Manual em Português do Band-in-a-Box para Windows (3.12 MB - 27 de Jan., 2004).Manual 'Guia Rápido' do Band-in-a-Box (1.00 MB).Atualização da documentação em Português (1.05 MB).

RELAÇÃO ANDAMENTO <-> TEMPO DE DELAY. Tabela imprescindível para aplicação correta de delay.

DICAS DE ÁUDIO DIGITAL - Como montar um sistema de gravação de áudio em computadores.

FORMATO OGG - Saiba o que é. E porque devemos cada vez mais utilizá-lo.

COMO LIBERAR DIREITOS AUTORAIS - Certo. Você aprontou o seu CD e pretende prensá-lo para depois distribuir. Ao entrar em contato com a empresa que fará as cópias você fica sabendo que necessita "liberar os direitos".... E agora? O que fazer? Por onde começar?

PASSANDO TODAS AS SUAS FITAS CASSETES E DISCOS VINYL PARA CD - Saiba como fazer isso lendo este tutorial.

SUGESTÕES PARA SETUP DE COMPUTER MUSIC - Aqui apresentamos algumas sugestões para criação de setups para trabalhar com áudio digital e MIDI em computadores.

O QUE É MIDI? - Saiba o que significa MIDI, sofsynths, eventos MIDI, controles, o que são seqüenciadores, o que é uma seqüência.... e etc.

0

Pré-amplificadores




Nesta edição, irei falar um pouco sobre uma das peças mais importantes dentro do estúdio de gravação. O pré-amplificador de microfone ou mic preamp. Antigamente, na maioria das vezes os preamps utilizados eram aqueles que estavam nas mesas dos estúdios de gravação. A procura por diferentes timbres e cores no som acabou levando os engenheiros a recorrer aos prés externos, além dos que já existiam no mixing console do estúdio.Muitas vezes, pessoas que passam pelo estúdio Lontra me perguntam o que faz do pré-amp uma peça tão interessante (além dos que perguntam o que é um pré-amp). Para a segunda opção, respondo que microfones têm output de baixa voltagem e a maioria dos equipamentos de gravação trabalha com voltagem relativamente alta. O próprio nome já diz muita coisa. Ele está ali para amplificar o sinal gerado pelo mic que é de 0,7-1 milivot por uma razão de 5000:1 ou até mais. Além disso, com o pré conectado próximo ao microfone, você poderá utilizar longos cabos até o equipamento de gravação sem perda de freqüência ou sinal. Ou seja, se você ligar o mic muito longe do pré, poderá perder sinal, mas a partir do pré, isso teoricamente não acontece. Para os que fazem a primeira pergunta, digo que ele é simplesmente o mediador entre o microfone e o resto do mundo. É claro que a interação entre o pré-amp e o microfone tem uma importância enorme no tipo de som que você vai conseguir tirar de qualquer instrumento, porém, isso não diminui o seu valor.Outro fator interessante é que uma combinação de um determinado microfone com um determinado mic preamp, que funcionou muito bem em uma determinada situação no passado, poderá não funcionar tão bem numa situação similar. Observa-se então que vários outros fatores irão contribuir para a característica sonora conquistada em determinado momento dentro do estúdio. Partindo desse ponto de vista, supõe-se que um bom pré-amp nem sempre é o suficiente para se conseguir um bom som. Ter um bom leque de opções de prés com certeza é uma grande vantagem, principalmente no mundo digital de hoje, que não oferece aquele timbre bonito e quente do bom e velho analógico. Pequenas mudanças de prés durante a gravação irão fazer uma grande diferença entre conseguir o som certo ou ter que consertar posteriormente o som que foi conseguido. Mesmo com o grande número de opções de amplificadores que temos hoje em dia, que irão funcionar bem em variadas situações, nós sempre vamos nos deparar com problemas na hora da captação. A sala, cabos, os músicos e até mesmo a umidade do lugar irão afetar o som. Mais uma vez temos que pensar que o processo de gravação é como um quebra-cabeça. Se, desde os conectores até os músicos que estão tocando, nós fizermos escolhas adequadas, bons resultados irão acontecer. Procure então testar o maior numero possível de prés antes de comprar aquela promoção nova de um valvulado de uma marca não muito confiável, que lhe parece barato demais para serem verdadeiros os adjetivos que o vendedor está tecendo à peça.Isso não significa que você precise ser rico para ser feliz, mas simplesmente que você vai precisar se esforçar para conseguir o que quer. Vale a pena ter paciência de esperar até juntar aquela graninha a mais para investir no equipamento certo. Aos poucos, o seu ouvido vai estar bem mais atento para diferentes características de diferentes equipamentos e você vai conseguir decidir o que mais lhe agrada, além de conseguir extrair o melhor do que dispõe no momento. Conselhos de engenheiros mais experientes são absolutamente bem-vindos, porém lembrando que as variáveis são muitas, o melhor a se fazer é pôr o ouvido na massa.


Um grande abraço e bom trabalho.
0

Como funcionam os compressores

Dentre os equipamentos mais comuns dos estúdios, e que agora se encontram virtualmente nos softwares, estão os compressores. Como todos sabem, os compressores são controladores automáticos de dinâmica. A voz humana, por exemplo, pode emitir desde sons de natureza super suave e de volume baixíssimo até um grito estridente com volume altíssimo. A movimentação do instrumento emissor do som em relação ao microfone pode gerar variações de volume que o compressor ajudará a nivelar. É uma peça de extrema utilidade e muito versátil, mas temos que saber, antes de qualquer coisa, o que cada componente de um compressor significa.Normalmente os compressores que você usa no home studio são cópias de um original analógico, como o 1176 ou o LA-2A, que aliás são sonho de consumo da maioria dos engenheiros de som. Cada vez mais os plug-ins se desenvolvem e chegam a resultados muito bons, porém muitos dizem que uma importante diferença entre um periférico de verdade e um plug-in é que o som de um equipamento analógico nunca vai ser exatamente o mesmo do que um outro do mesmo modelo, e que cada peça pode vir a possuir um timbre único.Opiniões à parte, a verdade é que a primeira coisa a fazer é aprender como tirar proveito de tudo que um compressor oferece e usar o que o nosso bolso permite - sendo analógico ou virtual.Existem tipos diferentes de compressores, mas todos eles têm basicamente quatro tipos de parâmetros:1. Threshold - Ajusta o nível que o sinal deve atingir para o compressor ser acionado. Até atingir essa "linha", o sinal não sofre alterações. Quando atinge e passa desse limite, ele é comprimido. 2. Ratio - Ajusta o quanto de compressão vai ser aplicada em dB quando o sinal ultrapassar o threshold - razão entre o sinal que entra e o sinal que sai. Um ratio (ou razão) de 5:1 significa que um sinal de 5 dB acima do threshold irá deixar o compressor apenas a 1 dB acima do threshold.3. Attack - Ajusta o quão rápido o compressor vai ser acionado depois que o sinal atinge o threshold. Valores típicos para velocidade do ataque variam entre 1 milissegundo até mais do que 100 milissegundos. Variações no tempo de ataque de um compressor podem mudar a característica do som. Um exemplo seria um compressor na caixa da bateria com um ataque extremamente rápido. O compressor será ativado muito rapidamente, reduzindo ganho instantaneamente. 4. Release - Ajusta o quão rápido o compressor deixará de atuar depois que o sinal atinge o threshold novamente. Valores típicos para release vão de 20 milissegundos até 5 segundos. Como o attack, deve-se ter critério para o uso. Seus valores mudarão de acordo com o instrumento e tipo de música.LimiterUm limiter é um compressor com um ratio alto e geralmente com um ataque rápido. O nome popular mais conhecido seria o "brick wall limiter", ou muro. Esse tipo de limiter tem um ataque muito rápido e ratios de 20:1 ou mais. O limiter normalmente é utilizado quando se precisa de um volume considerável, mas sem correr o risco de sobrecarregar (overload) o seu output.Agora que você já conhece todos os parâmetros do seu compressor procure testar diferentes opções de regulagem em variados instrumentos. Obviamente cada peça terá um som diferente e funcionará melhor em diferentes instrumentos. Um compressor pode soar mais macio e funcionar melhor em instrumentos como a voz, o baixo, clarinete, etc. Outros são mais ríspidos ou agressivos e funcionam bem na caixa da bateria, percussão, guitarras. Lembre que tudo depende da regulagem. Não tenha medo de testar todas as opções. Se você sentir que uma voz precisa é de algo mais "duro", teste. Sem preconceitos.Um compressor mundialmente conhecido e muito utilizado por todos é o 1176, da Universal Audio. A sua versão plug-in tem o nome de BF76, que vem do nome do fabricante: Bomb Factory. Esse compressor, porém, tem algumas características um pouco diferentes do padrão. O seu input vai funcionar como o threshold. O seu ratio é fixo nos valores 4, 8, 12 e 20.Esse compressor tem um conhecido "macete", chamado de "nuk": apertar seus quatro botões ao mesmo tempo. Com isso você ganha uma opção de som extra e bem característica. A velocidade do seu attack varia entre 20 e 800 microssegundos, sendo o attack mais rápido com o seu controle totalmente à direita.O seu release varia entre 50 e 1,1 milissegundos, sendo o release mais rápido com seu controle totalmente à direita. O 1176 é conhecido por trazer brilho para vocais enquanto sua compressão traz maciez, entre várias outras características. Como já disse antes, o negócio é testar, sempre lembrando que nenhum equipamento faz mágica e a dinâmica é parte crucial de uma boa performance. Antes de tudo, tente ser musical.
Boa sorte.