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Archive for maio 2009

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Qual é o melhor software?

Em busca da solução perfeita.

Atualmente, qualquer proprietário de um computador pode viabilizar seu próprio projeto utilizando vários softwares, desde os simples e práticos até os mais complexos. Mas, como escolher o ideal?

Todo músico tem vontade de gravar sua performance. Seja para registrar a trajetória musical ou avaliar o progresso. Até pouco tempo, porém, essa tarefa era possível somente em dois extremos: ou o instrumentista utilizava as fitas cassete ou teria que alugar um estúdio. Hoje em dia tudo isso mudou. Com a evolução do computador, entramos na era digital com isto apareceram vários softwares no mundo do áudio e vídeo que simplificaram a vida. Conheça algum destes que poderá lhe ajudar.

SONY ACID – Com interface inovadora, o Acid é uma ferramenta de produção, gravação e edição de áudio, com três versões: XMC, Music Studio e Pro. Esta última possui integração total com Sound Forge, suporte a instrumento VSTI, comunicação Rewire, sincronização de loops e capacidade de edição em temo real. Inclui, ainda, diversos plug-ins da Sonic Foudry. Além disso, possibilita a produção de mixagens surround e sonorização de vídeos.

SAMPLITUDE – O produto da Magix é um programa mais que completo para estações de áudio digital. Oferece gravação, edição, mixagem, autoração de mídia e masterização, incluindo “Rede Book” para produção de CDs, com funcionamento baseados em algarítimos de alto padrão. Possui três versões: Classic, Máster e Profissional.

CUBASE – Com as versões SL, Studio Case, SE e SX, o Cubase vem se fixando como um dos padrões do mercado em softwares de gravação multipistas e tratamento de áudio. A versão topo da linha, a SX3, oferece recursos como Áudio Warp, uma ferramenta de manipulação de andamento em tempo real. Possui recursos profissionais de gravação e edição de áudio e midi, instrumentos virtuais e propriedades avançadas de mixagem, o que inclui loops e patterns.

NUENDO – O produto da Steinberg mais voltado para o mercado multimídia. Similar ao Cubase, possui ferramentas mais direcionadas para a produção de trilhas sonoras para cinema, televisão, DVs e games devido a sincronia de áudio, midi e vídeo.

APPLE LOGIC PRO – Exclusivo para Macintosh, o Logic Pro é propriedade, atualmente, da Apple e um dos mais respeitados softwares de produção musical existente e a interface intuitiva e customizável. Possui a versão Express para iniciantes ou hobbistas.


SONY CD ARCHITECT – O Software é uma ferramenta precisa de masterização e quima de CDs. Entre os recursos, estão a importação de regiões do Sound Forge, como pistas independentes, opções de masterização e volume e a possibilidade de aplicar 20 efeitos Directx em tempo real para serem adicionados as faixas. Além disso, funciona com uma grande lista de gravadores, incluindo alguns modelos Firewire e USB.

PRO TOOLS – Em sua oitava edição, este é um dos softwares referência do mercado musical, Criado originalmente para uso em grandes estúdios, ganhou versões mais adaptadas aos músicos como a LE e a M-Powered. A HD ainda é tope de linha e muito caro.

SONAR – O herdeiro da tradição Cakewalk está na sua oitava edição e possui duas edições. Producer e Studio. É considerado melhor para trabalho com MIDI na plataforma PC e oferece uma série de recursos interessantes como o modo Rewire, a compatibilidade com plug-ins DXi, VST e um pacote que inclui modelos da Roland, Lexicom e Sonitus.

SOUND FORGE – Além da versão profissional, o Sound Forge possui a Music Studio. É um software de manipulação de áudio completo, ideal para masterização, recuperação de vinil, uso em rádios, pequenas edições em estéreo, extração de takes e gravação de CDs. Entre os recursos estão a automação de efeitos Directx, analizador de espectro, mais de 40 efeitos e processadores e função remota.


REASON – É um software de gravação baseado em MIDI. Foi idealizado para oferecer um estúdio completo dentro do domínio digital. Além de diversos módulos de síntese, possui mixer, sequencer, sampler virtual, bateria eletrônica e módulos efeitos. Com qualidade sonora indiscutível, pode ser utilizado em modo Rewire juntamente com softwares multipista. É muito usado pelos Djs.


LIVE – O Live oferece uma ferramenta rápida para produção e modificação de músicas. Baseados em loops, com processo criação em tempo real, possibilidades de automação de mixagem e efeitos e compatibilidade em modo Rewire, grava e reproduz áudio e MIDI, transformando os dados em takes que podem ser disparados a qualquer momento. É ideal para Djs e produtores de música eletrônica.

SONY VEGAS – O Sony Vegas é um software de edição de áudio e imagens para PC, ideal para a criação de trilhas. Oferece suporte a plug-ins VST e a Broadcast Wave, permite gravação e mixagem com número ilimitado de pistas e suporta a taxas de amostragem de 24 bits/192Khs, além de surrond 5.1, entre outros recursos.

FRUIT LOOPS - Fruity Loops é o melhor estúdio virtual da atualidade. Você pode criar músicas e loops em formato WAV, MP3 e MIDI em poucos minutos. Ele também reproduz arquivos de modelo (WAV) e gera (sintetiza) instrumentos. A interface é impressionante, tão realista que irá suscitar as forças mais criativas do compositor. Frutity Loops é um seqüenciador adequado para a criação de músicas complexas e loops de bateria, com mixagem interna de 32-bit e suporte MIDI avançado. A música ou loop resultante pode ser exportada no formato WAV/MP3 e todos os eventos MIDI podem ser exportados para um arquivo padrão MIDI. Fruity Loops é um seqüenciador baseado em padrões, o que significa que você pode criar músicas em “pedaços” (patterns ou padrões) usando um seqüenciador passo a passo e um piano virtual para visualização na janela de reprodução. Você pode adicionar vários efeitos nos instrumentos (reverberação, phaser, flanger, etc.) e conduzir as faixas mixadas do jeito que você quiser. Conta com suporte VST, VSTi e Dxi. Também trabalha em conjunto com programas como Cubase e Sonar. Esta versão inclui sintetizadores de guitarra, piano e teclado, com leitura a 24-bit e opções de desfazer/refazer no histórico.


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Antares Avox - Desafiando a anatomia

Ao realizar o sonho de gravar mecanicamente sua própria voz, o homem também criou a vontade de fazê-lo cada vez com mais qualidade. Os parâmetros mudaram com o passar dos anos e hoje não é nenhum desafio conseguir um registro de voz fiel. Rapidamente o desafio passou da captação para a manipulação. Foram criados compressores, equalizadores e processadores que alteravam o som natural, fornecendo efeitos corretivos e/ou estéticos.O ano de 1997 marcou o lançamento do Auto-Tune, plug-in que ajudou a popularizar os softwares baseados em computadores, ao conseguir afinar a voz humana e alguns instrumentos. O impacto que ele teve no mercado do áudio foi tão grande, que algumas pessoas o confundiam e creditavam ao Pro Tools a proeza de afinar a voz. Agora, a Antares promete levar a manipulação da voz a uma nova dimensão ao lançar o Avox.Trata-se de um pacote composto por cinco plug-ins que oferecem das mais simples às mais complexas e pretensiosas ferramentas já imaginadas.O carro-chefe do pacote é uma ferramenta chamada Throat (garganta), que trabalha diretamente sobre o trato vocal. Este, por sua vez, produz o formante, conjunto de regiões de freqüência, que independentemente da nota cantada ou falada, sempre realça algumas e atenua outras freqüências. É exatamente o que diferencia as vozes das pessoas, inclusive entre homens e mulheres. Esse processo é inteiramente físico, cada indivíduo possui seu trato vocal. O plug-in permite ao usuário alterar o tom sem modificar o formante, ou modificar o formante sem que haja qualquer alteração no tom, ou ainda os dois juntos. O Throat trabalha em cinco pontos do caminho que a voz percorre, da glote ao lábio. Os pontos são facilmente visualizados em um gráfico, que mostra o trato atual e o modificado, permitindo que o usuário os compare visualmente. O plug-in possui seis grupos de controles. O primeiro é o Vocal Range, que adapta o programa à voz cantada. As opções são Soprano, Tenor/Alto, Baritone/Bass. Essa escolha influencia diretamente a performance do plug-in - se a escolha do tipo de voz estiver errada, o resultado pode não ser nada bom. O segundo controle é o Source Glottal Waveform. Este comando neutraliza o formato da onda derivada da vibração das notas da voz original. Os parâmetros do controles são pré-definidos como Soft (baixo), Medium (médio), Loud (alto) e Intense (intenso). O comando Source Throat determina a precisão do cálculo que define as características da voz fonte. O Add Breathiness permite que o usuário adicione efeitos de respiração à voz processada. Ele se divide em dois comandos, Mix e HP Freq. O Mix indica a quantidade de efeito sobre a voz e o HP Freq, o do filtro passa-alta do componente. Seu uso varia diretamente com o tipo da voz fonte. O valor default é 4000Hz. O próximo comando é o Model Throat, que possui dois parâmetros, Length (comprimento) e Width (largura). Ele define a altura e a largura da garganta modelada. Os parâmetros são representados por uma escala que define 1.00 como 0%. Quando posicionados em 1.20, indicam um tamanho 20% maior e quando posicionado em 0.80, indicam um diminuição de 20%, por exemplo. O penúltimo grupo de controle é o Model Glottal. Ele trabalha diretamente com o Source Glottal Waveform, que neutraliza a forma de onda original justamente para que o Model glottal possa modelar sua própria onda. O Model Glottal é composto por dois controles, o Pulse Width e o Voice Type. O primeiro é um controle timbral, similar aos osciladores square dos synths analógicos. O Voice Type seleciona o formato de onda atual. A função Output, além de responsável pelo controle do nível de saída do plug-in e do fader de ganho, possui um botão chamado Level Matching, que aproxima automaticamente o nível de saída com o nível de entrada. Esta opção é bastante útil, já que após o processamento, o nível pode sofrer alterações.

Duo. Apesar de menos impressionante, o Duo também oferece recursos inovadores. Ele é um plug-in de dobra vocal, mas em vez de apenas aplicar mudança de pitch e variação de delay, como em produtos similares, utiliza modelação de vocal derivadas do Throat, para recriar uma dobra totalmente original. Alguns de seus comandos já foram vistos no Throat, como o Vocal Range. Além dele, o plug-in oferece mais cinco comandos, Vocal Timbre, Vibrato, Pitch Variation e Timing Variation. O Vocal timbre é o controle crucial para mudar a voz da dobra. Quando posicionado no 0, ele mantém as características da voz original e, à medida que se distancia do 0, a voz vai ganhando novas características. É como se seu fader fosse linkado com parâmetros do Throat. O Vibrato determina a quantidade desse efeito na dobra. Os controles Pitch e Timing variation determinam a quantidade da variação, de afinação e de tempo da dobra. Por último, temos Output, que neste caso é estéreo, para oferecer a opção de pan entre as duas vozes.

Choir. Da esquerda para da direita, em sentido horário: Choir, Punch e SybilO Choir também trabalha com a harmonia. Ele permite que a partir de apenas uma voz monofônica sejam criadas até 32 vozes distintas, todas com suas respectivas variações de pitch, tempo e vibrato. Ele é muito simples, basta selecionar o tamanho do coro entre 4, 8, 16 e 32 vozes e depois assinalar as variações. O interessante é a presença de um comando chamado Stereo Spread, que indica o alcance estéreo do coro. O Punch é um maximizer para vocal. Ele adiciona mais pegada e potência em vocais, muito necessário na música pop e rock. Ele é composto por três comandos, Gain, Impact e Ceiling. O Gain seleciona o nível de entrada, o Impact é como se fosse o threshold, ou seja, ele define a partir de quando o plug-in vai começar a agir e o Ceiling determina o teto.

O Sybil é um processador comum, porém muito necessário em qualquer rack de voz. Ele é o nosso famoso De-esser. Como nõ poderia ser diferente, ele também não é um De-esser comum. Ele é um compressor acionado por um side chain com freqüência variável, ou seja, ele atua apenas quando aquela região ultrapassa o threshold. Os outros comandos, Compression (ratio), Attack e Release, mantêm as mesmas características de compressores comuns. O AVOX é compatível com PC e Mac e se encontra nas versões RTAS, VST e Audio Units.
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Todo cuidado é pouco.

Evite dor de cabeça.
Você já ouviu aquela frase "todo o cuidado é pouco". Bem no mundo do audio e video isso tem que seguir na risca. Um dos maiores vilões em um estúdio são os ploblemas do maus, dos maus contatos. O mal contato pode lhe custar muita grana e muita dor de cabeça. Não adianta você ter uma interface ou equipamentos de última geração, sendo que os cabos de microfones, guitarras ou cabos que interligam os equipamentos são ruins cheio fita isolante, cheio de mal contatos.

Recentimente recebi um CD duplo de uma banda gospel que acabara de produzir. Ao ouvir o CD me decepcionei com a qualidade final, pois dava-se para ouvir os estralos, zumbidos das conecções que eram provinientes das guitarras ou contra baixo. Isto estragou o trabalho desta banda.

Todos os cabos de microfone, cabos de guitarras ou cabos em geral tem que se zelar fazendo as manuntenções preventivas para evitar no futuro os transtonos.

Outra dica importante quanto a instalação de um estúdio que na euforia passa desapercebido é voltagem exata da entrada da energia elétrica 110 ou 220 Volts, caso o equipamento não esteja na voltagem correta da tensão da corrente elétrica, adeus equipamento.

Se você não entende de eletricidade chame um eletricista de sua confiança. Verifique se os fios da rede interna e de cada tomada se estão na ampergem correta, pois o sobrecarregamento de equipamentos em uma rede elétrica imprópria poderá causar aquecimento nos fios e dar curto cirquito.

TODO CUIDADO É POUCO.

Produções de qualidade podem ser realizadas, com poucos equipamentos e condições distantes das ideais. Para isso, contudo, é preciso, criatividade, conhecimento (não seja preguiçoso leia os manuais dos equipamentos, pergunte para os que já estão no ramo, vasculhe a internet), tena bom senso.

Boas Gravações.
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Sonho realizado

Pro Tools Powered 8
Quantas vezes você sonhava com um software dos grandes estúdios mundiais, porém era impossível pois o famoso Pro Tools só era compatível com a digidesign, porém hoje isso mundou. A Digidesign em parceria com a M-Audio colocou no mercado o software multipista PRO TOOLS POWERED com a sua versão 8 que grava 8 canais simultaniamente e dá suporte para 48 pistas de áudio. Digidesign Pro Tools 8 incorpora uma nova interface, dúzias de novos plug-ins, cinco novos instrumentos virtuais, novas possibilidades de anotação, MIDI, edição e mixagem, maior integração, mais facilidade de instalação e uso, e melhor rendimento.

Segue abaixo alguns modelos de placas da M-Audio com custo e beneficio atraentes que são compativeis com o Pro Tools Powered.


Audiophile 2496 M-audio - Com 2 entradas e 2 saídas analógicas RCA e conexões digitais S/PDIF e MIDI a Audiophile 2496 é uma solução completa de alta fidelidade para várias aplicações. Desde gravações multipistas até um home-theatre baseado no computador, a qualidade de seus conversores (os mesmos usados nas placas Delta 44 e Delta 66) trarão um resultado final surpreendente.IndicaçõesMúsicos, home-estúdios e usuários em geral que desejam altíssima fidelidade em gravações e reproduções de áudio, além da necessidade de integração com o mundo digital (áudio e MIDI).


M-AUDIO DELTA 1010 LT - Excelente qualidade pelo menor preço. A Delta 1010 LT possibilita uma funcionalidade perfeita para pequenos e médios estúdios. Com 10 entradas e saídas, dessas, 8 são analógicas e 2 digitais S/PDIF, entrada e saída MIDI e Word Clock,é a placa de melhor custo/benefício do mercado atualmente. Indicada para home, pequenos e médios estúdios que necessitam de gravação simultânea de diversos canais, juntamente com aplicação MIDI.
Estas placas são as mais usadas devido o seu custo e benefício, mais existem outras placas internas ou externas e mixers da M-Audio via USB ou FIREWERE cujos os valores variam entre R$ 500, 00 a R$ 8.000,00 no mercado nacional, isto depende do seu gosto e do seu bolso.

Para quem exige qualidade eu lhe aconselho adquirir a interface Profire 2626 M-audio Firewire que traz a próxima geração de sistemas de gravação ao seu PC ou Mac. Esta poderosa interface oferece 26 x 26 entradas e saídas simultâneas com mixer DSP. Ela apresenta todos os tipos de conexão que você precisa-incluindo os premiados pré-amplificadores Octane em todas as oito entradas analógicas além de ADAT, S / PDIF, world clock e MIDI. A tecnologia de eliminação de jitter JetPLL garante qualidade de áudio e confiável sincronização em até 24-bit/192kHz de resolução. Além disso, a ProFire 2626 oferece fácil conectividade via FireWire, latência extremamente baixa, saída dupla para headphones com controle de volume independente, painel frontal com 2 entradas p10 para instrumentos e funcionamento standalone é compativél com o Pro Tools M-Powered sendo que contém 8 pré-amplificadores com a tecnologia Octane, qualidade que irá lhe surpreender.

Se você está começando e o dinheiro está curto adquira a Audiophile 2496 da M-Audio voçê não vai se decepcionar ela . Ela funciona com qualquer software da atualidade inclusive o Pro Tools Powered.

Boas gravações.

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Como registrar músicas.

Pequeno tutorial para registro de musicas em 5 passos rapidos.

No Brasil o orgao oficial para registro de musicas e a Biblioteca Nacional com sede no Rio de Janeiro http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28O custo de R$20,00 para registro de todas as suas musicas, ou seja a pasta, seja letra ou partitura, alguns atravessadores cobram pequenas fortunas para registro de musicas e eles acabam depois registrando na Biblioteca Nacional. economize dinheiro faça voce mesmo o registro. Existe basicamente duas categorias de registro apenas letra, sera registrado como poesia, (genero 01), ou letra mais sua respectiva partitura (genero 04), vamos lá:

1 - Monte duas pastas iguais com suas musicas, com paginas numeradas inclusive capa, e primeira pagina obrigatoriamente devera conter: TITULO, por exemplo sua primeira musica chama-se Felicidade entao o titulo da pasta sera: Felicidade e Outras;INDICE, coloque um indice na primeira pagina, com os numeros das paginas e os nomes das musicas.

2 - Baixe o requerimento e prencha:
http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/FORMULARIODEREQUERIMENTO.pdf

3 - preencha o GRU: http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=69 com o mesmo nome e CPF do autor e pague o valor do registro, atualmente R$20,00 para pessoas fisicas.

4 - tire copias xerox do CPF e RG do autor/compositor.

5 - junte uma copia dos documentos acima, (GRU original)em um envelope e envie por carta registrada para:

AO ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS (EDA/BN)PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA – RUA DA IMPRENSA, 16 SALAS 1205 – 12º ANDAR – CASTELOCEP 20030-120 – RIO DE JANEIRO – RJFone: (21) 2220-0039 Fax: (21) 2240-9179

A outra copia guarde com voce para futuras consultas, pronto esta feito o registro de suas musicas tenha paciencia a resposta vem via correio com cetificado e o numero do registro e pode demorar ate um ano para chegar.
Boa Sorte