0

Dicas e artigos on-line

introdução à Síntese Subtrativa - Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.

Como gravar guitarras elétricas - Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).

Tabela - Faixa de frequência dos instrumentos musicais.

Equalização - Faixa de frequências dos instrumentos musicais. O som é a vibração de um meio elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.

Masterizando um tema acústico com plugins Waves - Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ].

Aprenda a Comprimir seus Sinais - O que é o básico? Antes de começarmos a falar de compressão, devemos deixar claros alguns conceitos sobre a dinâmica de um sinal de áudio; por "dinâmica" entendemos as variações de nível de um sinal no tempo (uma cantora de ópera que faz contínuos crescendos e decrescendos tem uma dinâmica bem acentuada; um sussurro, uma sibilância no mesmo volume não terá dinâmica alguma).

Microfones - Tipos de acordo com seu transdutor. O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone.

Tabela - Cálculo do tempo de atraso dos ecos.

Tabela - Mensagens de Controladores MIDI

Tabela- Conversão para delay

Tabela - Relação entre as diferentes unidades de tempo/andamento.

O Protocolo MIDI - O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.

Pequeno Tutorial de Mixagem - A produção de áudio é um processo crucial no que tange à tornar a sua música realista e agradável aos ouvidos dos outros. Frequentemente, os usuários fazem os ajustes necessários, edições MIDI, aplicam efeitos, e em seguida ignoram a produção de áudio completamente.

Gravando bateria em casa - Sim! É possível gravar baterias na sua própria casa e ainda por cima lançar esta gravação por Gravadoras Comerciais. Veja o que Gavin fez para conseguir isso.

Microfonação de Bateria - Excelente artigo sobre como microfonar corretamente uma bateria. Com exemplos para ouvir, etc.

Gravar Baterias Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real. Para efetuar uma boa gravação ... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Educação musical – Os benefícios para as crianças A força da música é de tal forma grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos – é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra para induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicidade a qual... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Como gravar um baixo elétrico Apesar da maioria dos sintetizadores modernos já virem com bons efeitos para guitarras e baixo incluídos, não existe nada comparável ao verdadeiro instrumento, desde que seja bem tocado, e que se saiba como gravá-lo. Hoje em dia, o baixo tem um... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Noções básicas de acústica para estúdios É muito comum uma pessoa querer transformar uma sala ou quarto de sua casa num estúdio e achar que para isso basta forrar as paredes com carpete, cortiça ou até mesmo embalagens de ovos. Infelizmente, nem todos compreendem que as soluções acima... Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com)

Placas de som e o seu papel num homestudio Pergunta comum de quem faz música com computador – “Onde é que ligo a minha guitarra?” Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack. ... - artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com/).

Como montar o seu Homestudio Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como deverá definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra. Isto é provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber – como configurar tudo. Artigo publicado em PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

13 dicas úteis para voz Você poderá saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mais isto por si só não chega. Estas 13 dicas irão ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes. Artigo publicado no PALCO PRINCIPAL (http://www.palcoprincipal.com).

Converter músicas de CD para áudio digital de qualidade - A maneira mais fácil de converter músicas de um CD para áudio digital de qualidade é usando o Windows Media Player. Após inserir o disco no PC, clique sobre a pequena seta que fica na aba Copiar do CD.

Efeitos de Tempo - Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens? Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso... Saiba mais.
Microfones - A palavra microfone vem do vocabulário grego que quer dizer “ Mikros ” , pequeno + “ Phone ”, som. O Microfone foi inventado por David Hughes no ano de 1878 e é um aparelho que transforma, através de fenômenos diversos (eletrodinâmicos, piezelétricos, eletrostáticos, etc.), as vibrações mecânicas de uma membrana que recebe ondas acústicas em variações de corrente.Esta operação de transformar ondas acústicas em sinais elétricos é chamada transdução. É tido como transdutor qualquer aparelho capaz de transformar um tipo de energia em outro. Alguns bons exemplos de transdutor é a lâmpada que transforma energia elétrica em energia luminosa, o alto-falante que transforma energia elétrica em ondas acústicas e no caso do Microfone, transforma o som recebido (ondas acústicas) em sinal elétrico, cujas variações representam tão fielmente quanto possível as do som recebido. Saiba mais.

Manuais e esquemas de equipamentos de áudio - Centenas de manuais e esquemas de equipamentos de áudio profissionais e customers.Eliminando ruídos com o Audacity - Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ou que o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

Por que preciso de um sampler? - Veja aqui um belo artigo que responde completamente esta pergunta.

APROVEITE O QUE SEU ESTÚDIO CASEIRO PODE OFERECER - Atualmente, a maior parte das gravações são realizadas em Homestudios, entretanto, elas não aproveitam as possibilidades que os ambientes acústicos caseiros podem oferecer. Com base nas teorias de acústica e nas concepções de produção, pretende-se mostrar as principais estratégias de captação de áudio em Homestudio que possibilitem uma captação e gravação sonora de alta fidelidade, com o intuito de obter matéria-prima sonora de alta qualidade para produções musicais, cinematográficas, etnomusicológicas e para documentários.

GUIA DE OTIMIZAÇÃO DO WINDOWS XP - O Windows XP tem se apresentado como um sistema operacional rápido e estável, por incrível que pareça. E, para aqueles que o acharam rápido, e querem melhorar a performance; ou para os que o acharam lento e querem tentar deixá-lo mais ágil, preparamos um guia de otimização do Windows XP. Vale ressaltar, no entanto, que não nos responsabilizamos pelas dicas aqui contidas – siga-as por sua conta e risco, sempre usando e abusando do bom-senso, e sempre que possível de um bom backup.

INTRODUÇÃO AO AUTO TUNE DA ANTARES - Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.

MASTERIZAR UM TEMA ACÚSTICO COM PLUGINS WAVES - Este tutorial cobre as técnicas básicas de masterização usando plugins da Waves. Este processo está focado em estilos musicais baseados em instrumentos acústicos, e não em estilos baseados em instrumentos eletrônicos como o techno.

OTIMIZAÇÃO DO WINDOWS XP PARA TRABALHAR COM ÁUDIO DIGITAL- Tutorial de como aumentar a produtividade de seu sistema XP para trabalhar com áudio digital.

CRIANDO MÚSICA COM O PRO TOOLS 7 - Com a realização da 118a convenção AES em Barcelona, SAE Institute e Digidesign realizaram uma série de seminários educativos abertos aos profissionais do áudio. A MUSICAUDIO teve acesso de primeira mão a um deles e o apresenta aqui de maneira exclusiva: Criando Música com Pro Tools,revisado e atualizado para a nova versão 7.

TUTORIAIS DE ÁUDIO E ACÚSTICA - Estes tutoriais destinam-se a servir de apoio didático aos cursos na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da ECA-USP. O projeto está em andamento e qualquer contribuição no sentido de melhorar ou ampliar esse material será muito bem-vinda! Exceto quando houver indicação ao contrário, os textos são de autoria de Fernando Iazzetta.

TECNOLOGIA APLICADA À MÚSICA, textos explicativos sobre gravação de áudio em computador, discos rígidos, integração áudio e MIDI no computador PC, amplificadores, áudio na Internet, microfones, monitores, mesas de mixagem, S/PDIF, seqüenciadores, canais MIDI, quantização, expressividade e Key Velocity, filtros, Instrumentos Musicais, regiões do piano, síntese por Modelagem Física, teclados arranjadores, cabos, conectores, acessórios, fontes de alimentação, Computer Music, ASIO, DXi, Interrupções IRQ, memórias SIMM, SCSI, USB, Windows e MIDI - detalhes e configurações, drives, escalas musicais - conceitos matemáticos, fundamentos dos processadores de efeitos, sincronização, SMPTE, FSK, conexão MIDI, cabo MIDI, comandos Control Change, como conectar um instrumento MIDI ao computador, SysEx e muito mais ...

MONTANDO UM HOME STUDIO - Esta seção descreve em detalhes, o que é necessário para se construir um estúdio, oferecendo exemplos de plantas baixas, tratamento acústico, equipamentos necessários, procedimentos para gravação de baterias acústicas, voz, instrumentos acústicos, mixagem e masterização de áudio.

INTRODUÇÃO AOS MICROFONES - Um artigo que sem dúvida nenhuma clareia de forma consistente as dúvidas relativas a que tipo de microfone devemos adquirir para nosso Home Studio.

CRIANDO SOUNDFONTS Texto de fácil compreensão explicando todos os passos para se criar amostras de sons SoundFonts com o software Vienna.

CD ARCHITECT V.5.0 - Tutorial free do melhor software para gerar CD's de áudio.

NERO BURNING ROM - O Nero é um software flexível, confiável, e de fácil uso, desenhado para copiar data e audio a discos graváveis e regraváveis.

RETIRANDO A VOZ DE UMA MÚSICA COM O SOUND FORGE. O SoundForge é um software de edição de músicas, sendo que com ele poderemos alterar toda ou qualquer parte de uma música. O SoundForge possui plug-ins que podem ser instalados e cada plug-in possui sua função específica. O processo de extração de vozes na música não funciona em 100% dos casos, isto devido ao fato do algoritmo trabalhar utilizando o processo de cancelamento de fase.

SONIC FOUNDRY NOISE REDUCTION V.2.0 - O Plug-In Sonic Foundry Noise Reduction foi desenvolvido para remover os chamados ruídos de fundo de um material de áudio digital, tais como, os ruídos característicos de uma fita magnética (tape hiss), ruídos provenientes de redes elétricas, ruídos causados por motores elétricos (toca discos) e etc.. Ele trabalha processando o material de áudio e retirando os ruídos existentes sem cortar trechos do arquivo de áudio digital.

LOGIC AUDIO - GUIA PRÁTICO - A primeira vez que o Logic é aberto após sua instalação, apresenta mensagens relativas à configuração de seu sistema de áudio e midi. As opções escolhidas nesta etapa serão gravadas no arquivo Logic Preferences que fica localizado no System Folder>Preferences. ...

TÉCNICAS DE MIXAGENS E EFEITOS São tutoriais escritos pelos professores do SAE Institute, em que são expostos conceitos e técnicas me mixagem de áudio. Desta forma, tentamos cumprir o nosso compromisso de fazer chegar até você os conhecimentos destes profissionais e parte do conteúdo docente. São, sem dúvida nenhuma, os melhores tutoriais de técnicas de áudio em português na WEB, e os únicos escritos pelos próprios professores deste renomado Instituto incluindo seu fundador, Tom Misner. Para começar disponibilizamos o Tutorial 1 - Aplicação de Efeitos.

GRAVANDO VOZES - A gravação de vozes é uma área da gravação em que os nervos começam a ficar “à flor da pele” automaticamente a cada passo. No processo de comercialização da música, já sabemos que a gravação “acontecerá” ou não graças à capacidade das vozes que ela contenha.

GUIA COMPLETO DE UTILIZAÇÃO DA INTERFACE REWIRE O Reason com certeza é o melhor soft synth para ser utilizado no SONAR/Home Studio: são dois samplers, um synth graintable, um synth subtractive, um player de arquivos Rex, e uma bateria eletrônica… e você ainda pode utilizar qualquer um dos exemplos citados de forma múltipla ou um por vez. Devido ao Reason ter sido codificado de uma forma muito eficiente, você pode abrir um lote de instrumentos sem exigir muito de seu computador.

MIXAGEM - Sem dúvida alguma a parte mais difícil do processo de gravação é a mixagem, onde tudo começa a se encaixar, a mais agradável, talvez porque seja neste passo em que o projeto começa a virar música, e portanto toda a dificuldade com que nos deparamos nesta parte do processo é justificável. Um bom técnico "pinta um quadro" do som que atrai o ouvinte, e lhe comunica a canção de forma clara, precisa e simples.

CONVERTENDO MIDI EM ÁUDIO DIGITAL - Atendendo a inúmeros pedidos de nossos clientes e visitantes, disponibilizamos o trecho do Manual do Usuário SONAR 4 que trata de assunto.

UTILIZANDO O AUDACITY Imaginemos a seguinte: possuímos uma música em MP3, mas no começo ou no fim dela há um espaço em branco que não toca nada. Para solucionar este problema existem os editores de arquivos de áudio e neste tutorial falaremos sobre o Audacity, um editor gratuito para arquivos MP3. Mas não por ser gratuito que ele deixa a desejar quando comparado a softwares profissionais como o Sound Forge, por exemplo.

MANUAL COMPLETO AUDACITY EM PORTUGUÊS.

REMOVENDO RUÍDOS E CHIADOS DE ARQUIVOS DE ÁUDIO USANDO O PLUG-IN NOISE REDUCTION - O Plug-In Noise Reduction é composto de quatro ferramentas que permitem a remoção de ruídos e chiados dos arquivos de áudio de uma maneira relativamente fácil. Para utilizar este Plug-In é necessário ter instalado o Sound Forge ou outro aplicativo compatível com DirectX. No caso deste tutorial, será utilizado o Sound Forge 6.0.

UM GUIA COMPLETO DE COMO UTILIZAR O DISPOSITIVO VOCODER NO REASON- Ao fazer um levantamento para saber quais os assuntos mais freqüentes trazidos pelos usuários ao nosso Suporte, chegamos a conclusão que o assunto Vocoder do Reason é um dos campeões em perguntas. Devido a isso estamos disponibilizando gratuitamente o capítulo Vocoder do Manual do Reason.

BAND IN A BOX. Arquivos de tradução para o português e manuais em português (pdf) para o Band-in-a-Box (Windows).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 2004 Windows (8.06 MB - Nov. 15, 2004).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 12 Windows (3.93 MB - v1.20 - Mar. 01, 2004).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 11 (3.70 MB).
Tradução para o Português do Band-in-a-Box 10 (4.90 MB).
Manual em Português do Band-in-a-Box para Windows (6.3 MB - Nov. 15, 2004).Manual em Português do Band-in-a-Box para Windows (3.12 MB - 27 de Jan., 2004).Manual 'Guia Rápido' do Band-in-a-Box (1.00 MB).Atualização da documentação em Português (1.05 MB).

RELAÇÃO ANDAMENTO <-> TEMPO DE DELAY. Tabela imprescindível para aplicação correta de delay.

DICAS DE ÁUDIO DIGITAL - Como montar um sistema de gravação de áudio em computadores.

FORMATO OGG - Saiba o que é. E porque devemos cada vez mais utilizá-lo.

COMO LIBERAR DIREITOS AUTORAIS - Certo. Você aprontou o seu CD e pretende prensá-lo para depois distribuir. Ao entrar em contato com a empresa que fará as cópias você fica sabendo que necessita "liberar os direitos".... E agora? O que fazer? Por onde começar?

PASSANDO TODAS AS SUAS FITAS CASSETES E DISCOS VINYL PARA CD - Saiba como fazer isso lendo este tutorial.

SUGESTÕES PARA SETUP DE COMPUTER MUSIC - Aqui apresentamos algumas sugestões para criação de setups para trabalhar com áudio digital e MIDI em computadores.

O QUE É MIDI? - Saiba o que significa MIDI, sofsynths, eventos MIDI, controles, o que são seqüenciadores, o que é uma seqüência.... e etc.

Deixe seu Comentario