0

Qual é o melhor software?

Em busca da solução perfeita.

Atualmente, qualquer proprietário de um computador pode viabilizar seu próprio projeto utilizando vários softwares, desde os simples e práticos até os mais complexos. Mas, como escolher o ideal?

Todo músico tem vontade de gravar sua performance. Seja para registrar a trajetória musical ou avaliar o progresso. Até pouco tempo, porém, essa tarefa era possível somente em dois extremos: ou o instrumentista utilizava as fitas cassete ou teria que alugar um estúdio. Hoje em dia tudo isso mudou. Com a evolução do computador, entramos na era digital com isto apareceram vários softwares no mundo do áudio e vídeo que simplificaram a vida. Conheça algum destes que poderá lhe ajudar.

SONY ACID – Com interface inovadora, o Acid é uma ferramenta de produção, gravação e edição de áudio, com três versões: XMC, Music Studio e Pro. Esta última possui integração total com Sound Forge, suporte a instrumento VSTI, comunicação Rewire, sincronização de loops e capacidade de edição em temo real. Inclui, ainda, diversos plug-ins da Sonic Foudry. Além disso, possibilita a produção de mixagens surround e sonorização de vídeos.

SAMPLITUDE – O produto da Magix é um programa mais que completo para estações de áudio digital. Oferece gravação, edição, mixagem, autoração de mídia e masterização, incluindo “Rede Book” para produção de CDs, com funcionamento baseados em algarítimos de alto padrão. Possui três versões: Classic, Máster e Profissional.

CUBASE – Com as versões SL, Studio Case, SE e SX, o Cubase vem se fixando como um dos padrões do mercado em softwares de gravação multipistas e tratamento de áudio. A versão topo da linha, a SX3, oferece recursos como Áudio Warp, uma ferramenta de manipulação de andamento em tempo real. Possui recursos profissionais de gravação e edição de áudio e midi, instrumentos virtuais e propriedades avançadas de mixagem, o que inclui loops e patterns.

NUENDO – O produto da Steinberg mais voltado para o mercado multimídia. Similar ao Cubase, possui ferramentas mais direcionadas para a produção de trilhas sonoras para cinema, televisão, DVs e games devido a sincronia de áudio, midi e vídeo.

APPLE LOGIC PRO – Exclusivo para Macintosh, o Logic Pro é propriedade, atualmente, da Apple e um dos mais respeitados softwares de produção musical existente e a interface intuitiva e customizável. Possui a versão Express para iniciantes ou hobbistas.


SONY CD ARCHITECT – O Software é uma ferramenta precisa de masterização e quima de CDs. Entre os recursos, estão a importação de regiões do Sound Forge, como pistas independentes, opções de masterização e volume e a possibilidade de aplicar 20 efeitos Directx em tempo real para serem adicionados as faixas. Além disso, funciona com uma grande lista de gravadores, incluindo alguns modelos Firewire e USB.

PRO TOOLS – Em sua oitava edição, este é um dos softwares referência do mercado musical, Criado originalmente para uso em grandes estúdios, ganhou versões mais adaptadas aos músicos como a LE e a M-Powered. A HD ainda é tope de linha e muito caro.

SONAR – O herdeiro da tradição Cakewalk está na sua oitava edição e possui duas edições. Producer e Studio. É considerado melhor para trabalho com MIDI na plataforma PC e oferece uma série de recursos interessantes como o modo Rewire, a compatibilidade com plug-ins DXi, VST e um pacote que inclui modelos da Roland, Lexicom e Sonitus.

SOUND FORGE – Além da versão profissional, o Sound Forge possui a Music Studio. É um software de manipulação de áudio completo, ideal para masterização, recuperação de vinil, uso em rádios, pequenas edições em estéreo, extração de takes e gravação de CDs. Entre os recursos estão a automação de efeitos Directx, analizador de espectro, mais de 40 efeitos e processadores e função remota.


REASON – É um software de gravação baseado em MIDI. Foi idealizado para oferecer um estúdio completo dentro do domínio digital. Além de diversos módulos de síntese, possui mixer, sequencer, sampler virtual, bateria eletrônica e módulos efeitos. Com qualidade sonora indiscutível, pode ser utilizado em modo Rewire juntamente com softwares multipista. É muito usado pelos Djs.


LIVE – O Live oferece uma ferramenta rápida para produção e modificação de músicas. Baseados em loops, com processo criação em tempo real, possibilidades de automação de mixagem e efeitos e compatibilidade em modo Rewire, grava e reproduz áudio e MIDI, transformando os dados em takes que podem ser disparados a qualquer momento. É ideal para Djs e produtores de música eletrônica.

SONY VEGAS – O Sony Vegas é um software de edição de áudio e imagens para PC, ideal para a criação de trilhas. Oferece suporte a plug-ins VST e a Broadcast Wave, permite gravação e mixagem com número ilimitado de pistas e suporta a taxas de amostragem de 24 bits/192Khs, além de surrond 5.1, entre outros recursos.

FRUIT LOOPS - Fruity Loops é o melhor estúdio virtual da atualidade. Você pode criar músicas e loops em formato WAV, MP3 e MIDI em poucos minutos. Ele também reproduz arquivos de modelo (WAV) e gera (sintetiza) instrumentos. A interface é impressionante, tão realista que irá suscitar as forças mais criativas do compositor. Frutity Loops é um seqüenciador adequado para a criação de músicas complexas e loops de bateria, com mixagem interna de 32-bit e suporte MIDI avançado. A música ou loop resultante pode ser exportada no formato WAV/MP3 e todos os eventos MIDI podem ser exportados para um arquivo padrão MIDI. Fruity Loops é um seqüenciador baseado em padrões, o que significa que você pode criar músicas em “pedaços” (patterns ou padrões) usando um seqüenciador passo a passo e um piano virtual para visualização na janela de reprodução. Você pode adicionar vários efeitos nos instrumentos (reverberação, phaser, flanger, etc.) e conduzir as faixas mixadas do jeito que você quiser. Conta com suporte VST, VSTi e Dxi. Também trabalha em conjunto com programas como Cubase e Sonar. Esta versão inclui sintetizadores de guitarra, piano e teclado, com leitura a 24-bit e opções de desfazer/refazer no histórico.


Deixe seu Comentario