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Gravação de bateria


No artigo deste mês vou dar algumas dicas pra quem quer gravar bateria mas está tendo problemas para tirar aquele som desejado. Em primeiro lugar, simplifique. Aprenda a tirar um bom som usando o mínimo de equipamento e, a partir daí, vá evoluindo. Com três microfones bem posicionados, sendo dois como overheads e um no bumbo, já é possível gravar um disco. Há quem diga por aí que quanto menos mics, melhor o som. Obviamente que, com tempo, experiência e dinheiro, você vai testando opções mais arrojadas. Sempre procure enxergar o projeto como um todo. O som final que você irá conseguir não será somente determinado pelo equipamento e como você o usa, mas também pelo baterista, pela bateria e pela sala de gravação. Tente sempre extrair o máximo de cada um. Aprenda um básico de afinação e um pouco sobre o instrumento em si, como ele funciona. Para estar bem preparado, é sempre bom ter um pequeno kit à mão com chave de afinação e abafadores.Sempre procure salas que soam bem. Uma boa sala faz uma enorme diferença no som gravado. Pense em salas largas com pés direitos altos, chão de madeira etc. Talvez a grande sala com chão de tábua corrida da casa da sua mãe pode lhe gerar resultados que você nem imagina (só toma cuidado para seu vizinho não chamar a polícia, devido ao sutil barulho que você vai fazer).Depois de encontrar a sala, procure nela o melhor ponto para posicionar o microfone. Ás vezes, um posicionamento não muito convencional é a chave do sucesso. Sempre lembrando que o músico tem que estar sempre confortável, pois você depende de uma boa performance dele.Selecione os tipos de microfones usados: normalmente, os dinâmicos para microfonação de perto, como caixa, bumbo, tons. (reservando os mics de diafragma largo para o bumbo) e condensadores para ambiência, hi-hats etc. Não que isso seja uma regra. Experimentação é sempre bem-vinda. Não tenha medo de tentar coisas diferentes, porque soar bem é o que importa. Um detalhe importante é que, se você for utilizar de microfonação em estéreo, procure usar a regra de 3 para 1* para minimizar a distorção de fase. Outro truque para se livrar de problemas de fase seria angular os microfones em vez de posicioná-los paralelamente à pele, pois a reflexão entre superfícies paralelas é sempre mais complicada. Como consideração final, diria que para aquela mexida final nos posicionamentos de microfones, utilize os seus ouvidos e não seus olhos. Algo pode lhe parecer bem colocado e não soar bem. Como em todas as situações dentro do estúdio, só muito trabalho e estudo vai nos levar a um estágio acima.
Então, mãos à obra pessoal! Bom trabalho e boa sorte!*

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