0

13 DICAS PARA VOZ

13 DICAS PARA VOZ

Não adianta ter um bom microfone, ter um bom estudio e não saber usar a voz, aqui segue algumas dicas importantes para voz.

1- Arranjos de composição de voz
Imagine que quer criar uma parte de uma música com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes pistas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa única faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma pista ficará "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e não consegue voltar a duplicar esse momento. Não se preocupe: copie a parte perfeita para a outra pista, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.

2 Optimize a difusão do reverb
Grandes vozes necessitam de grandes reverbs, por isso experimente valores de parâmetros de baixa difusão. Porque? A difusão controla o "espessura" do eco. Locais de alta difusão ecoam com mais proximidade, enquanto que a baixa difusão os espalha para longe. Com sons de percussão a baixa difusão cria imensos "ataques" pouco espaçados, tal como berlindes quando chocam com aço. No entanto com a voz, que é muito mais sustenida, o caso é diferente, já que a baixa difusão confere muito efeito de reverb protegendo a voz de excessivas reflexões.

3 Optimize o "Reverb Decay"
Muitos reverbs oferecem um ponto de cruzamento da frequência, com tempos de decay separados para altas e baixas frequências. Para prevenir demasiada competição entre os instrumentos de média frequência, utilize menos decay nas frequências mais baixas e aumente-o nas altas. Isto irá adicionar "ar" às vozes enquanto dá ênfase a sibilantes e sons vocais que caracterizam e humanizam uma voz. Varie a definição do ponto de cruzamento da frequência para determinar o que funciona melhor para determinada voz em particular.

4 A beleza do "panning" automático
Quando se trata de voz duplas (ou dobradas), efectuar panning de ambas para o centro ou uma para a direita e outra para a esquerda cria um efeito geral muito diferente. Por exemplo, se a faixa possui vozes de coro, experimente pôr a voz principal no centro. Se quiser que a voz ceda alguma da sua proeminência aos instrumentos, deve espalhar as duas pistas para desfocar um pouco a voz. Utilize panning automático quando quer definir a voz para partes em particular da música.

5 Vozes "sussurrantes"
Lembra-se daquelas vozes "sussurantes" que os Pink Floyd costumavam utilizar? Experimente isto em músicas cujas vozes são mais proeminentes que a própria melodia (exemplo: hiphop/rap). Ligue o seu vocoder (software ou hardware) utilize a voz como modelador e pink voice como transporte (carrier), poderá ter de reduzir as altas-frequências do pink noise. Efectue a mistura por trás da voz, apenas o suficiente para conferir um efeito "sussurante". Tente também efectuar o delay por algum valor rítmico e depois ajustar o seu nível para o mais apropriado.

6 Ecos selectivos
Poderá ser interessante adicionar à voz efeitos de eco sincronizados, mas apenas para palavras específicas e breves passagens. Poderá fazer isso com os controlos de envio auxiliares automatizados. Para tal insira o delay sincronizado num bus auxiliar e suba o fader quando quiser aplicar delay, ou então corte as partes em que deseja inserir o eco, copie-as para outra pista mas na mesma posição e adicione delay sincronizado para essa pista. Esta última hipótese é preferível se possuir um número limitado de bus auxiliares.

7 Step up the plate
Se o seu reverb digital possui múltiplos algoritmos, experimente utilizar uma predefinição "plate-based" para a voz. Nos tempos "old school" de gravação, os reverbs de "plate" eram regularmente favorecidos em relação a outros reverbs chambers, que eram utilizados em instrumentos. As verdadeiras "plates" possuem um som mais apertado, com mais brilho e menos difundido, que funciona bem com vozes. Claro que não existem garantias que o algoritmo do reverb dessas "plates" soe ao mesmo do que uma "plate" verdadeira, mas já agora faça uma tentativa.

8 Alterações de pitch parte 1
Se o seu homestudio possui cassetes digitais (exemplo: ADAT), provavelmente existirá um controlo para variar a velocidade - utilize esta função para engrossar vozes duplas. Quando está a gravar vozes duplas, acelere ou abrande um pouco a cassete, para que a voz fique com um timbre um pouco diferente quando a estiver a reproduzir com o pitch normal. Uma preocupação: se acelerar a cassete para um som com pitch baixo, o timing da performance tem de ser muito bom. Abrandar a cassete aumenta as discrepâncias do tempo.

9 Alterações de pitch parte2
Este truque é tão antigo quanto o harmonizador: quando os engenheiros de som descobriram que alterar o pitch em cerca de 10/15 % e misturar o sinal harmonizado por trás da linha da voz, estava-se a adicionar um efeito muito útil de thickening ou "engrossamento". Pode fazer isto com qualquer processador digital de alteração de pitch, seja hardware ou software. Se planeia triplicar a voz, aumente o segundo alterador de pitch numa determinada quantidade equivalente ao "redutor" ou downward. Quando estiver a fazer isso será melhor a quantidade geral de shift.

10 Retire o Dolby do desemprego
A certa altura, as unidades Dolby Noise Reduction eram utilizadas em estúdio para reduzir o ruído das cassetes analógicas e eram também usadas em vozes de coro, conferindo-lhes uma sonoridade mais "arejada" e colorida. Isto acontecia utilizando Dolby durante a gravação e cancelando-o durante a reprodução. O que o Dolby fazia era comprimir tudo que estivesse acima de uma determinada frequência e adicionando-lhe pré-ênfase. Não é assim tão fácil encontrar antigas unidades de Dolby, mas se o conseguir estas tem tendência a ser muito baratas.

11 Processadores de Voz
Os processadores de voz de companhias como a TC-Helicon, Antares ou Digitech, oferecem um vasto leque de efeitos de voz, desde harmonias a uma ferramenta de formatação da voz que consegue transformar rapazes de coro em amadurecidos cantores de blues (e vice-versa). As funções de harmonia são também muito úteis e poucas pessoas estão atentas às funcionalidades destas ferramentas. Se gravar muitas vozes, ou se fizer um trabalho com sobreposição de voz, estes processadores oferecem um vasto leque de "truques"

12 Expandir ou comprimir?
É de senso comum que a maioria das vozes no estilo pop são comprimidas a uma certa extensão. Poderá aplicar uma ligeira compressão enquanto faz a gravação (apenas o suficiente para suavizar algumas das variações de nível mais abruptas), para de seguida processar o som com um tipo de expansão do loudness (exemplo: Waves, iZotope Ozone ou processadores Wave Art). Esta técnica oferece um som mais "cru" (em oposto a um mais "suave") do que se estivesse a utilizar apenas compressão.

13 Ecos de modelação
Ok, gostamos de ecos na voz. Uma característica do campo do digital, é a capacidade de modelar ligeiramente o tempo de delay. Esta função era uma parte inerente do eco das cassetes, já que a velocidade desta nunca era perfeita. Se o seu delay não oferecer modelação, poderá simular o mesmo efeito. Para tal terá de dividir o som delayed através de chorus ou flanger definido para um intervalo de tempo curto e com uma dose ligeira de modelação (experimente uma fonte de modelação aleatória se possível).

Coluna Fernanda Rodrigues
Cuide da sua voz com carinho

Você já parou para pensar na importância que a voz tem no processo de comunicação? Imagine um apresentador de telejornal com uma voz rouca, falha e cansada. Provavelmente a atenção do público se voltará mais à voz alterada do que ao conteúdo da notícia.

Atualmente 90% das profissões requerem o uso da voz: locutores, apresentadores, professores, atores, cantores, operadores de TLMK, políticos, vendedores e até feirantes, que são chamados profissionais da voz.

Já que a voz é o principal instrumento de trabalho de tantas pessoas, esta deve ser cuidada com muito zelo, pois é produzida por um mecanismo refinado e sensível.

DICAS PARA CUIDAR DE SUA VOZ:

1. Tome de 2 a 3 litros de água por dia, em temperatura ambiente. A água hidrata o trato vocal e permite que a vibração das pregas vocais ocorra com menos atrito.

2. Coma maçã, pois esta limpa a cavidade da boca e garganta e também melhora a dicção.

3. Evite falar em ambiente ruidoso, para que não ocorra competição sonora e você cometa um abuso vocal.

4. Faça refeições leves antes de dormir, evitando, assim, azias e refluxo do alimento para a garganta, o que é extremamente prejudicial para a voz.

5. Durma bem.

6. Pratique esportes.

7. Cuidado ao pigarrear, porque esse ato gera um alto impacto nas pregas vocais, podendo ocasionar futuras lesões.

8. Não fume. Nem é preciso dizer que é altamente nocivo para a saúde. Fumantes apresentam 40 vezes mais chances de ter câncer de laringe que os não fumantes.

9. Evite o álcool antes de falar intensamente. O mesmo desidrata a mucosa do trato vocal e tem efeito de anestesiar a laringe. Como a sensibilidade fica diminuída podem ocorrer abusos na voz.

10. Use roupas confortáveis que não apertem a região do pescoço.

Mitos e verdades sobre o que faz bem para a garganta

Gengibre: É adstringente, mas muito irritativo para a mucosa. Além disso, tem propriedade anestésica, assim como o álcool.
Menthol: Também tem o efeito de anestesiar. É encontrado em pastilhas e balas "refrescantes".
Própolis: É cicatrizante, mas algumas fórmulas vendidas contêm álcool e menthol.
Seja amigo de sua voz e cuide dela com carinho!

Fernanda M. A. Rodrigues é Fonoaudióloga especialista em Voz, Consultora em voz e comunicação verbal, Docente de um curso de locução e Preparadora vocal de profissionais da voz.

Deixe seu Comentario