0

ÁUDIO NAS IGREJAS

O Painel sobre Áudio nas Igrejas, realizado no último dia da AES BRASIL 2009, reuniu especialistas, entre eles, o convidado internacional Ray Rayburn e Aldo Soares, diretor da Sociedade.
Um dos principais problemas debatidos foi o risco iminente de desabamento em ambientes de cultos. Locais condenados, sob risco de desabamento, podem ser derrubados pelo grave. Segundo os especialistas, quando se inicia um projeto do zero, pode-se desenvolver um trabalho para minimizar os problemas e riscos.

Porém, foi lembrado que grande parte do trabalho do profissional de áudio começa bem depois que a edificação está pronta ou em alguma parte do processo que não permite mais fazer interferências.
Os palestrantes insistiram que é preciso pensar num projeto macro, incluindo na edificação os projetos de áudio e sonorização, todos trabalhando em conjunto, pensando, inclusive, no isolamento acústico.
Quando se pensa em pendurar caixas acústicas, é preciso ter certeza de que a estrutura vai agüentar a carga. E quando se tem um prédio cuja estrutura não está íntegra, é de se preocupar com graves e agudos.
Hoje, a tendência das igrejas é voltar-se para cultos e shows. É onde a igreja se aproxima do teatro e tem de estar preparada para diversas situações. As igrejas agora estão comprando equipamentos que qualquer empresa de locação oferece para shows de qualquer porte. É nessa hora que ela precisa do profissional de áudio. Por isso, o áudio de igreja tem de ser levado a sério.
É bom lembrar que a igreja trabalha em função da fé “pelo ouvir da palavra”, e a palavra é o mais importante da casa. Portanto, tem de haver equilíbrio entre o investimento em estética e projeto de áudio e sonorização.

Extraído do site da AES BRASIL 2009

Deixe seu Comentario