2

Como registrar músicas.

Pequeno tutorial para registro de musicas em 5 passos rapidos.

No Brasil o orgao oficial para registro de musicas e a Biblioteca Nacional com sede no Rio de Janeiro http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28O custo de R$20,00 para registro de todas as suas musicas, ou seja a pasta, seja letra ou partitura, alguns atravessadores cobram pequenas fortunas para registro de musicas e eles acabam depois registrando na Biblioteca Nacional. economize dinheiro faça voce mesmo o registro. Existe basicamente duas categorias de registro apenas letra, sera registrado como poesia, (genero 01), ou letra mais sua respectiva partitura (genero 04), vamos lá:

1 - Monte duas pastas iguais com suas musicas, com paginas numeradas inclusive capa, e primeira pagina obrigatoriamente devera conter: TITULO, por exemplo sua primeira musica chama-se Felicidade entao o titulo da pasta sera: Felicidade e Outras;INDICE, coloque um indice na primeira pagina, com os numeros das paginas e os nomes das musicas.

2 - Baixe o requerimento e prencha:
http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/FORMULARIODEREQUERIMENTO.pdf

3 - preencha o GRU: http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=69 com o mesmo nome e CPF do autor e pague o valor do registro, atualmente R$20,00 para pessoas fisicas.

4 - tire copias xerox do CPF e RG do autor/compositor.

5 - junte uma copia dos documentos acima, (GRU original)em um envelope e envie por carta registrada para:

AO ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS (EDA/BN)PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA – RUA DA IMPRENSA, 16 SALAS 1205 – 12º ANDAR – CASTELOCEP 20030-120 – RIO DE JANEIRO – RJFone: (21) 2220-0039 Fax: (21) 2240-9179

A outra copia guarde com voce para futuras consultas, pronto esta feito o registro de suas musicas tenha paciencia a resposta vem via correio com cetificado e o numero do registro e pode demorar ate um ano para chegar.
Boa Sorte

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    valeu pela dica, God bless you!!!!

  2. Anônimo says:

    EU ADQUIRI O CERTIFICADO DE REGISTRO AUTORAL POR OUTRO SITE ELE É VALIDO ? O NOME DO SITE É MUSICASREGITRADAS.COM.BR ?

Deixe seu Comentario